Acessibilidade Arquitetônica

Para serem considerados acessíveis, todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, atendem ao disposto nesta Norma”.

NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

O que fazemos

Consultoria para adequação de Projetos Arquitetônicos:
Análise de projetos arquitetônicos (finalizados ou não) para diagnóstico, através do Laudo de Acessibilidade, e orientação dos profissionais responsáveis por determinado empreendimento, de modo a adequá-lo às normas técnicas e leis vigentes de acessibilidade.
Clientes: arquitetos, engenheiros, construtoras e incorporadoras.

Consultoria para adequação de imóveis existentes:
Análise e diagnóstico, através do Laudo de Acessibilidade, para adequação de imóveis com áreas de uso comum, sejam eles estabelecimentos comerciais, condomínios residenciais ou corporativos.
Clientes: empresários, síndicos, gestores e administradoras de imóveis e condomínios.

Consultoria Residencial:
Análise e diagnóstico, através de levantamento de dados e aplicação do Mapa Comportamental, para adequação de imóveis ou ambientes residenciais ao uso de pessoas com necessidades específicas, buscando, através da personalização do espaço, oferecer as melhores condições de uso e desempenho das tarefas cotidianas com conforto, autonomia e segurança, evitando assim possíveis acidentes domésticos.
Clientes: pessoa idosa, com deficiência ou mobilidade reduzida e/ou seus familiares e responsáveis.

Laudo de Acessibilidade:
Documento, emitido junto ao RRT – Registro de Responsabilidade Técnica, que identifica e determina, a partir de vistoria técnica, as barreiras físicas existentes em determinada edificação ou ambiente, em não conformidade com as normas técnicas e legislação vigentes e que precisam de adequação em acessibilidade. O laudo indica o que deve ser feito, mas não detalha os métodos de execução em forma de projeto arquitetônico e serve como base e referencial técnico para apresentação a todos os envolvidos com o imóvel em questão ou mesmo para a emissão do Certificado de Acessibilidade (Município de São Paulo).

Nossos clientes

  • Condomínios residenciais, comerciais e corporativos;
  • Síndicos, gestores e administradoras de imóveis;
  • Construtoras, engenheiros e arquitetos (consultoria);
  • Prefeituras e órgãos públicos;
  • Proprietário ou inquilino de imóvel que precisa ser adaptado às necessidades específicas de acessibilidade;
  • Pessoa idosa, com deficiência ou mobilidade reduzida;
  • Escolas, lojas, hospitais, academias, escritórios, bares, restaurantes, casas de repouso, clínicas, espaços de eventos, etc.;
  • Entre outros.

Onde atuamos

  • Setores: residencial, comercial, corporativo e institucional;
  • Espaços já existentes e implantados ou antigos (adequação);
  • Projetos arquitetônicos finalizados ou em desenvolvimento.

Vantagens em implantar a acessibilidade:

Como atuamos

Atendemos desde os projetos mais simples, de adequação de pequenos espaços, até os mais complexos, que envolvam uma equipe multidisciplinar (no formato de consultoria) e onde estão contemplados:

  • Visita técnica: avaliação inicial para levantamento de dados e formatação do briefing junto ao cliente;*
  • Laudo de acessibilidade: apresentação, de forma clara e objetiva, das intervenções em acessibilidade necessárias e mais adequadas a cada situação;
  • Assessoria técnica: indicação de fornecedores de produtos e serviços, inclusive de mão de obra de execução, quando necessário.

As adequações de acessibilidade em áreas já existentes de uso comum, incluem intervenções específicas, dependendo das condições físicas e estruturais encontradas em cada caso, como: calçadas, rampas de acesso, corrimãos, sinalização visual e tátil, estacionamento, sanitários, mobiliários, piscinas, automação, entre outras.

Já as adequações de acessibilidade de uso residencial, devem ser analisadas individualmente e com muito critério, de acordo com as limitações e necessidades de cada usuário, por exemplo: automação (cortinas, iluminação, sonorização, eletrodomésticos, etc.), mobiliário, barras de apoio, redimensionamento da circulação, desníveis de piso, entre outras intervenções.

Esses são exemplos de alguns dos itens que precisam estar de acordo com as especificações indicadas a cada uso, de modo que toda pessoa com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, possa se locomover e desempenhar suas tarefas cotidianas com autonomia, conforto e segurança.

Entre em contato conosco para maiores informações sobre os nossos serviços e agende uma primeira visita técnica sem compromisso.*

* Consulte as localidades disponíveis.