Portfólio Arquitetura e Paisagismo

Nossa história

A Item 6 Arquitetura e Paisagismo foi fundada em 2011, em sociedade à arquiteta e paisagista Camila Simhon, e até o ano de 2023, quando foram incorporadas à empresa as áreas de Acessibilidade e Avaliações e Perícias de Imóveis Urbanos, muitos projetos foram desenvolvidos, sempre focados nos conceitos sustentáveis de projeto e execução.

Aos poucos iremos postar cada trabalho de modo a organizar esse portfólio tão bacana que não poderia ser esquecido, confira alguns desses projetos listados a seguir:

Área externa após intervenção, com piso em deck de madeira ao fundo, junto a um sofá de vime com estofado branco e dois vasos grandes aos lado, e pedriscos em seguida, onde encontra-se um muro verde.

Paisagismo residencial – Alto da Lapa

Este foi um trabalho muito gratificante da Item 6 Arquitetura e Paisagismo, realizado em 2011, onde desenvolvemos e executamos o projeto paisagístico em uma cobertura residencial no Alto da Lapa, em São Paulo. Um dos nossos primeiros trabalhos, onde temos um carinho muito especial por cada detalhe dessas áreas externas, sempre contando com a parceria da cliente e respeitando suas escolhas. Os conceitos de arquitetura e paisagismo sustentáveis também foram implantados em vários itens, agregando valor aliado à estética em toda a intervenção.

Confira o post sobre esse trabalho.

sala residencial, à esquerda um balcão que separa a sala da cozinha, com tampo de madeira e azulejos decorados, a parede frontal pintada de vermelho, com três banquetas alta à frente, com pés ed madeira,estofados amarelos e com um gato cinza sobre a do meio. À direita, uma mesa em madeira com tampo retangular amarelo, borda de madeira clara e quatro cadeiras na cor cinza.

Reforma residencial – Moema

Esse foi um trabalho inesquecível que fizemos, lá no ano de 2013, para uma cliente incrível que guardamos no coração. Ela nos deu toda liberdade para trabalharmos com muita cor e mobiliário bem alternativo para a época. Um ótimo exemplo de que é possível projetar e reformar respeitando os conceitos sustentáveis, mantendo aspectos contemporâneos e sem a necessidade da presença de elementos rústicos.

Confira o post sobre esse trabalho.

Vista a partir do terreno em Piracaia com vegetação rasteira em toda a área e a represa ao fundo.

Projeto residencial – Piracaia (parte 01)

Este foi um um trabalho muito especial, que, por suas dimensões e complexidade, precisa ser apresentado em partes e de forma bem resumida. Fazer parte deste projeto nos encheu de orgulho, não apenas pela arquitetura e paisagismo nele implantados, mas também por todo o conceito verdadeiramente sustentável incorporado e certamente absorvido e disseminado por todos os envolvidos.

Confira o post sobre esse trabalho.

Estudo da casa principal do projeto em Piracaia, com três blocos distintos, sendo os dois laterais com telhados verdes na cobertura e o central com um telhado curvo em madeira. A estrutura aparente é de madeira, com varanda em todo redor no térreo e bem integrada à área verde do terreno.

Projeto residencial – Piracaia (parte 02)

Continuando o post anterior, paralelamente aos trabalhos de preparo do solo, começamos a pôr a mão na massa, sempre com a participação integral dos clientes, nos projetos arquitetônicos e paisagísticos. Uma primeira ideia de implantação surgiu, naquele imenso terreno de 20.000 m² com vista para a Represa de Piracaia, que seria composta pela casa principal de uso da família, casa de hóspedes, espaço de jogos, SPA, além muita área verde funcional.

Confira o post sobre esse trabalho.


Aos poucos esse espaço será atualizado com os nossos projetos de arquitetura e paisagismo mais significativos, que fazem parte da nossa história e da vida dos nossos clientes.