Somos um escritório de arquitetura, fundado em 2011, inicialmente com foco em projetos arquitetônicos e paisagísticos sustentáveis, mas que se reestruturou com o passar do tempo e as mudanças da sociedade e hoje atua em duas áreas distintas: Acessibilidade e Imobiliária.
A implantação da acessibilidade arquitetônica passou então a ser um grande desafio em nossos serviços, onde entendemos que sustentabilidade e acessibilidade caminham juntas sendo, portanto, indissociáveis. Os dois conceitos são pontos centrais na construção de sociedades mais justas e inclusivas e que respeitam os direitos humanos em sua plenitude.
No meio corporativo, a sustentabilidade ganhou força e evoluiu para o ESG (Environmental, Social and Governance), onde as suas práticas sociais envolvem o apoio à diversidade e inclusão por meio da acessibilidade.
A acessibilidade também está presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, onde o de número 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis”, busca tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
11.7 “Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência”.
Para maiores informações sobre os nossos serviços, entre em contato.
Arquiteta Karla Cunha
Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo em 2000 e estabelecida na cidade de São Paulo, possui experiência no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e gerenciamento de obras, nos segmentos residencial, comercial e corporativo.

Em 2008, começou a escrever sobre arquitetura e sustentabilidade em um blog, passando então a se envolver com as questões ambientais e a implantar os conceitos sustentáveis em seus projetos arquitetônicos.
Em 2011, concluiu o MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, complementando academicamente suas atividades profissionais, onde passou a atuar com consultorias e palestras relacionadas ao tema da sustentabilidade arquitetônica.
Em 2011, uniu forças com a arquiteta e paisagista Camila Simhon e juntas fundaram a Item 6 Arquitetura e Paisagismo, escritório especializado em projetos residenciais, comerciais e corporativos, focado nos conceitos sustentáveis de projeto e execução.
A partir de 2023, a arquiteta segue individualmente com a Item 6, onde foram incorporadas à empresa duas áreas distintas: Acessibilidade e Imobiliária, onde atua com os serviços de consultoria, laudos técnicos, palestras e treinamentos.
Hoje, após mais de duas décadas de formada, posso afirmar com toda convicção, que trabalho com o que amo, pois trabalho com propósito. A acessibilidade também faz parte da minha vida pessoal e a oportunidade de poder contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, é, sem dúvida, muito gratificante.
Por que Item 6?
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972, que foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao tema.
Embora a expressão desenvolvimento sustentável ainda não fosse usada, a declaração, no seu item 6, já abordava a necessidade imperativa de defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações, um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.
Hoje a empresa segue o caminho do desenvolvimento sustentável com o foco na acessibilidade arquitetônica, alinhada aos objetivos traçados pela Organização das Nações Unidas em tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Item 6 da Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano
"Atingiu-se um ponto da História em que devemos moldar nossas ações no mundo inteiro com a maior prudência, em atenção às suas consequências ambientais. Pela ignorância ou indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao ambiente terrestre de que dependem nossa vida e nosso bem-estar. Com mais conhecimento e ponderação nas ações, poderemos conseguir para nós e para a posteridade uma vida melhor em ambiente mais adequado às necessidades e esperanças do homem. São amplas as perspectivas para a melhoria da qualidade ambiental e das condições de vida. O que precisamos é de entusiasmo, acompanhado de calma mental, e de trabalho intenso mas ordenado. Para chegar à liberdade no mundo da Natureza, o homem deve usar seu conhecimento para, com ela colaborando, criar um mundo melhor. Tornou-se imperativo para a humanidade defender e melhorar o meio ambiente, tanto para as gerações atuais como para as futuras, objetivo que se deve procurar atingir em harmonia com os fins estabelecidos e fundamentais da paz e do desenvolvimento econômico e social em todo o mundo".