Área de resgate

Vista lateral de várias pessoas em cadeiras de rodas dispostas lateralmente, mostrando das pernas até o piso.

Você sabia que toda escada de emergência que fizer parte de uma rota de fuga, tanto em edifícios residenciais, corporativos ou institucionais, precisa ter a área de resgate?

Trata-se de um espaço delimitado no piso, podendo ser adesivado ou pintado, nas dimensões de um módulo de referência: 0,80 x 1,20 m, onde as pessoas em cadeira de rodas deverão aguardar o socorro em uma situação de emergência.

Além desse espaço projetado no piso, localizado fora do fluxo principal de circulação, a área de resgate deve ser sinalizada com o SIA – Símbolo Internacional de Acesso, mas dimensões mínimas de 15 x 15 cm.

Exemplos

Seguem alguns exemplos ilustrados na NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos,de espaços reservados para pessoa em cadeira de rodas em área de resgate:

Exemplo ilustrativo de área de resgate em escada de emergência sem nicho.
Exemplo ilustrativo de área de resgate em escada de emergência sem nicho.
Exemplo ilustrativo de área de resgate em escada de emergência com nicho.
Exemplo ilustrativo de área de resgate em escada de emergência com nicho.

A norma de acessibilidade também diz que nas edificações existentes, onde a área de resgate não possa ser implantada, deve
ser definido um plano de fuga em que constem os procedimentos de resgate para as pessoas com os diferentes tipos de deficiência.

Para maiores informações sobre como implantar a acessibilidade nessa e em outras áreas de uso coletivo, entre em contato conosco.