Censo IBGE 2010: pessoas com deficiência

Censo Ibge 2010
"Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas." 
Conceito expresso no art. 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em 2006.

Estamos evoluindo nas questões de acessibilidade, em um ritmo muito mais lento do que o ideal, é verdade, mas inúmeras mudanças significativas em nossa legislação fizeram a diferença no desenho urbano das nossas cidades e seus edifícios, impactando diretamente na vida de 46 milhões de pessoas com deficiência no país, de acordo com o último Censo do IBGE, de 2010.

Mas a impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas ainda não se deu conta do que essa imensa parcela de 24% da população brasileira realmente representa, já que estamos falando de cidadãos que também deveriam exercer seu direito de ir e vir com autonomia, conforto e segurança.

Estou falando de consumidores, pessoas que com o acesso ao mercado de trabalho passaram a ter renda e querem usufruir dos serviços que a sociedade tem a oferecer, como viagens, entretenimento, lazer, cultura, educação, transporte, entre outros. Mas essas pessoas, mesmo sendo clientes em potencial, ainda encontram barreiras físicas e de atitudes que as impedem de ter acesso ao básico. Que falta de reconhecimento de oportunidades por parte desses empresários, não é mesmo? Mal sabem eles que estamos falando de investimentos e não de gastos!

Amostragem por cidades

No site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é possível obter o resultado do último Censo por amostragem das pessoas com deficiência, inclusive em sua cidade! Mas para efeito de informação, vou colocar aqui os dados das cidades de Santos e São Paulo, onde atuamos mais diretamente.

SANTOS – SPSÃO PAULO – SP
Total: 96.209 pessoas com deficiência (23% da população)
Ranking no Estado de São Paulo: 10ª cidade
Ranking no Brasil: 46ª cidade
Total: 3.593.087 pessoas com deficiência (25% da população)
Ranking no Estado de São Paulo: 1ª cidade
Ranking no Brasil: 1ª cidade
Tipo de deficiência:Tipo de deficiência:
Auditiva:
– Não consegue de modo algum: 718 pessoas
– Grande dificuldade: 4.332 pessoas
– Alguma dificuldade: 17.148 pessoas
Auditiva:
– Não consegue de modo algum: 30.202 pessoas
– Grande dificuldade: 90.458 pessoas
– Alguma dificuldade: 396.003 pessoas
Deficiência mental/intelectual: 5.219 pessoasDeficiência mental/intelectual: 127.549 pessoas
Motora:
– Não consegue de modo algum: 1.887 pessoas
– Grande dificuldade: 8.677 pessoas
– Alguma dificuldade: 21.221 pessoas
Motora:
– Não consegue de modo algum: 45.948 pessoas
– Grande dificuldade: 170.445 pessoas
– Alguma dificuldade: 458.016 pessoas
Visual:
– Não consegue de modo algum: 1.046 pessoas
– Grande dificuldade: 10.648 pessoas
– Alguma dificuldade: 57.674 pessoas
Visual:
– Não consegue de modo algum: 53.068 pessoas
– Grande dificuldade: 292.410 pessoas
– Alguma dificuldade: 1.928.988 pessoas

A ideia ao apresentar aqui esses dados é de fato ilustrar como essa imensa parcela da população não é valorizada e muito menos respeitada como deveria. Pessoas com deficiência (e eu nem estou citando as pessoas com mobilidade reduzida neste post), representam cidadãos que se acostumaram a ter seus direitos violados todos os dias. Esses números nos mostram, mesmo sem o conhecimento a fundo das normas e leis vigentes de acessibilidade, que a nossa sociedade está muito aquém de como deveria se estruturar, não só arquitetonicamente, mas também através de mudanças comportamentais mais empáticas e coletivas.

Sobre a atualização do Censo 2023

Importante deixar registrado aqui que já existem atualizações desses dados referentes ao Censo de 2010, mas que são do módulo “Pessoas com Deficiências” da PNAD Contínua 2022 e que não são comparáveis entre as pesquisas, por haver diferenças metodológicas. As informações obtidas pelo último Censo de 2023 ainda não foram divulgadas.