A Item 6 uniu forças com a SER Arquitetura Humanizada para levar os conceitos de acessibilidade aos ambientes de trabalho e estudo, através de palestras, cursos e workshops, elaborados sob medida para cada público-alvo, seja ele corporativo, educacional ou institucional.
Com isso, além da Arquiteta Karla Cunha, temos como parceira a Arquiteta Shirley Vaz Vedovate, especializada em “Arquitetura de Hospitais, Laboratórios e Clínicas”, pela Universidade Paulista (Unip) e “Saúde do Idoso”, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui MBA em “Gestão em Saúde”, pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é mestranda no “Programa Ciências da Saúde” (Unifesp) e Coordenadora da “Pós Graduação Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis” (USCS). Também é uma das autoras da obra “Acessibilidade: 14 Profissionais e 1 proposito”.
Como atuamos
Desenvolvemos conteúdos alinhados à cultura do cliente, buscando apresentar uma visão atualizada dos conceitos de acessibilidade, bem como a sua implantação prática em áreas de atuação específicas.
Os formatos presencial e online oferecem flexibilidade de participação e interação das equipes em relação ao conteúdo oferecido, onde a temática da acessibilidade é abordada em diferentes esferas: Acessibilidade Arquitetônica, Acessibilidade Atitudinal e Acessibilidade e Longevidade.









Público-alvo
- Empresas e equipe de funcionários e colaboradores;
- Escritórios de arquitetura, engenharia, construtoras e incorporadoras;
- Prefeituras e órgãos públicos;
- Instituições, ONGs e Associações;
- Estabelecimentos de ensino: escolas, universidades, associações de classe e entidades;
- Entre outros.
Conteúdo
Trabalhamos com conteúdo elaborado para diferentes públicos, como palestras e cursos para equipes com interesse técnico (arquitetos, engenheiros, entre outros), como também para a introdução do conceito de acessibilidade aos mais diferentes grupos e áreas de atuação.
Acessibilidade e ESG
No meio corporativo, a sustentabilidade ganhou força e evoluiu para o ESG (Environmental, Social and Governance), onde as suas práticas sociais envolvem o apoio à diversidade e inclusão por meio da acessibilidade.
A acessibilidade também está presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, onde o de número 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis”, busca tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

11.7 “Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência”.
Portanto, ao implantar a acessibilidade em seu ambiente de trabalho ou estudo, o mesmo estará alinhado aos ODS e às práticas de ESG, fortalecendo princípios e valores tão importantes nas inter-relações em nossa sociedade.
Transformação através da acessibilidade
A diversidade não só enriquece o ambiente de trabalho, mas também contribui para o sucesso organizacional, confira 5 razões para a implantação da acessibilidade junto a sua equipe:
- Ambientes de trabalho e estudo formados por pessoas mais familiarizadas às questões da diversidade e inclusão, promovem valores fundamentais à boa convivência em grupo, como empatia, respeito e comprometimento com o coletivo;
- Equipes diversas tendem a ter melhor desempenho, já que a variedade de habilidades e conhecimentos pode enriquecer a tomada de decisões;
- A diversidade traz diferentes perspectivas e experiências, podendo resultar em soluções mais criativas e inovadoras para problemas complexos;
- Ambientes inclusivos resultam em maior satisfação e engajamento dos funcionários, o que pode reduzir a rotatividade e aumentar a produtividade;
- Empresas que valorizam a diversidade também podem melhorar sua imagem e reputação, atraindo talentos de diferentes origens e ampliando sua base de clientes.
Como contratar
Para mais informações sobre formatos, conteúdos e como podemos adequar os conceitos de acessibilidade ao formato da sua equipe, entre em contato conosco.