Como já foi dito em um post anterior, sobre sinalização acessível, a NBR 9050/2020 classifica a sinalização em 3 tipos:
- Visual: composta por mensagens de textos, contrastes, símbolos e figuras;
- Sonora: composta por conjuntos de sons que permitem a compreensão pela audição;
- Tátil: composta por informações em relevo, como textos, símbolos e Braille.
E o princípio dos dois sentidos estabelece que a informação deve ocorrer sempre através do uso de, no mínimo, dois sentidos: visual e tátil ou visual e sonoro.
Isso se aplica a todos os tipos de sinalização acessível, mas especificamente no caso do piso tátil, quer dizer que ele precisa oferecer tanto a sinalização visual, através do contraste, como também a tátil, que se dá pelos relevos das peças.
Sinalização tátil no piso
Todas as áreas de uso comum, tanto públicas como privadas, devem ser acessíveis, portanto, a sinalização tátil de piso deve ser contemplada nesses locais, tanto em áreas internas como externas. Ou seja, estabelecimentos comerciais, consultórios, recepções de edifícios, escolas, academias, restaurantes, bares, calçadas, hotéis, entre outros, devem ter os pisos táteis instalados nos locais que demandem essa sinalização.
A NBR 16537/2024: Acessibilidade – Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação, define, em seu item 3.18, o piso tátil como sendo:
"piso caracterizado por relevo e luminância contrastantes em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação perceptível por pessoas com deficiência visual, destinado a formar a sinalização tátil no piso."
Essa sinalização é composta por dois tipos de piso tátil, o de alerta e o direcional, que deve atender a quatro funções principais:
- função identificação de perigos (piso tátil de alerta): informar sobre a existência de desníveis ou outras situações de risco permanente;
- função condução (piso tátil direcional): orientar o sentido do deslocamento seguro;
- função mudança de direção (piso tátil de alerta): informar as mudanças de direção ou opções de percursos;
- função marcação de atividade (piso tátil direcional ou de alerta): orientar o posicionamento adequado para o uso de equipamentos ou serviços.
A compreensão e a correta utilização da sinalização tátil no piso pelas pessoas com deficiência visual, assim como outros elementos de implementação da acessibilidade, dependem de treinamento de orientação e mobilidade.
Contrastes de luminância
O principal recurso de orientação da sinalização tátil no piso é a percepção por meio da bengala de rastreamento ou da visão residual, onde o contraste de cores tem um papel fundamental nessa orientação.
A figura a seguir indica os contrastes recomendados entre as cores da sinalização tátil e do piso adjacente, onde deve prevalecer o contraste claro-escuro percebido pela maioria da população, com quaisquer que sejam as cores determinadas.
Na prática, isso significa que o piso tátil não pode “combinar” com a tonalidade do piso onde será instalado, justamente porque deve se destacar visualmente através do contraste de luminância, oferecendo assim autonomia e segurança às pessoas com baixa visão. O uso simultâneo das cores verde e vermelha também deve ser evitado de modo a não prejudicar a percepção de pessoas daltônicas.
Portanto, nós, arquitetos, nesse momento, precisamos pensar mais no lado funcional do que no estético, mas a boa notícia é que as empresas fabricantes desses materiais já oferecem uma grande variedade de cores, onde, inclusive, é possível utilizar as peças em relevos independentes, aplicadas diretamente no piso, sem a placa quadrada de base, mas sempre seguindo as dimensões e espaçamentos corretos na sua instalação.
Padronização
E por falar em fornecedores de materiais, é muito importante ter a certeza que os pisos táteis sejam certificados, os seja, estejam de acordo com todos os padrões de dimensionamento estabelecidos em norma técnica.
Esse é um assunto muito sério, pois de nada adianta instalar itens fora dos padrões e que possam comprometer a segurança dos usuários, inclusive correndo o risco da sua remoção precisar ser feita, já pensou na dor de cabeça?
Onde utilizar os pisos táteis
Essa não é uma tarefa simples, mesmo havendo todas as indicações de aplicação da sinalização tátil de piso nas normas técnicas referentes, pois existem casos específicos que ainda geram muitas dúvidas e discussões, como a instalação de piso tátil de alerta junto às portas, por exemplo (ao meu ver, desnecessária). Portanto, algumas situações particulares devem ser analisadas com muita atenção pelo responsável técnico de determinado projeto arquitetônico ou obra em andamento.
As áreas públicas ou de uso comum em edificações, espaços e equipamentos urbanos devem ter o piso tátil de alerta instalado para:
- informar à pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou outras situações de risco permanente, como objetos suspensos (a partir de 60 cm) não detectáveis pela bengala longa;
- orientar o posicionamento adequado da pessoa com deficiência visual para o uso de equipamentos como elevadores, equipamentos de autoatendimento ou serviços;
- informar as mudanças de direção ou opções de percursos;
- indicar o início e o término de escadas e rampas;
- indicar a existência de patamares (quando necessário);
- indicar o local de travessia de pedestres.
Já o piso tátil direcional deve ser utilizado em áreas de circulação:
- na ausência ou interrupção da guia de balizamento, indicando o caminho a ser percorrido;
- se for necessária a orientação do deslocamento da pessoa com deficiência visual, desde a origem até o destino, passando pelas áreas de interesse, de uso ou de serviços.
Esse foi apenas um resumo das situações onde a sinalização tátil de piso deve ser aplicada, mas para cada uma delas existem detalhes técnicos bem específicos sobre a sua instalação e que precisam ser cuidadosamente estudados, como, por exemplo, no caso de mudança de direção do piso tátil direcional.
Por isso, não saia instalando piso tátil por aí com as melhores intenções possíveis, mas sem o conhecimento técnico necessário, pois quando mal aplicada, essa sinalização, ao invés de orientar, trará muita confusão e desorientação aos usuários.
Empresários, gestores, síndicos e colegas arquitetos, estamos à disposição para orientá-los na aplicação da sinalização tátil de piso em seus estabelecimentos, condomínios, projetos arquitetônicos e obras em andamento, entre em contato conosco para maiores informações.