Paisagismo residencial – Alto da Lapa

Área externa após intervenção, com piso em deck de madeira ao fundo, junto a um sofá de vime com estofado branco e dois vasos grandes aos lado, e pedriscos em seguida, onde encontra-se um muro verde.

Este foi um trabalho muito gratificante da Item 6 Arquitetura e Paisagismo, realizado em 2011, onde desenvolvemos e executamos o projeto paisagístico em uma cobertura residencial no Alto da Lapa, em São Paulo.

Antes

Encontramos um espaço sem áreas verdes definidas e com apenas alguns vasos sem qualquer manutenção, deixados pelo antigo morador, como mostra a imagem a seguir.

Área externa em cobertura antes da intervenção, com piso em concreto com muitas rachaduras, um banco em concreto curvo e degraus redondos também em concreto que levam ao um piso intermediário. No canto esquerdo aparece parte de uma escada com estrutura de ferro tubular com degraus de madeira.
situação da área antes da intervenção | imagem: arquivo pessoal

Nesta área havia um piso de concreto apresentando muitas rachaduras e um banco curvo, fixo, junto ao muro, que foi removido.
Os degraus, também em concreto, que levavam ao piso superior, foram substituídos por madeira, seguindo o padrão existente em outras áreas.

Depois

Nesta mesma área, o piso foi restaurado e revestido com um deck de madeira e pedriscos na cor palha.
Uma parte do muro existente foi revestida com tábuas de madeira de demolição e em outra parte um novo muro verde, com irrigação automatizada, foi implantado.

Área externa após intervenção, com piso em deck de madeira ao fundo, junto a um sofá de vime com estofado branco e dois vasos grandes aos lado, e pedriscos em seguida, onde encontra-se um muro verde.
área revitalizada por projeto paisagístico | imagem: léo barrilari

Plantamos em três grandes vasos as espécies Bambu mossô torto (Phyllostachys pubescens) e Dasilírio (Dasylirium serratifolia), que deram vida e leveza ao ambiente externo.

Já no muro verde, executado através da técnica de tijolos, foram plantadas as espécies Russélia (Russelia equisetiformis) e Filodendro (Philodendron Xanadu) que proporcionaram o efeito esperado à essa área, criando um novo ambiente de estar e contemplação.

Vista frontal de muro verde, com revestimento em deck nas laterais e piso em pedriscos bege.
muro verde com irrigação automatizada | imagem: léo barrilari

Também intervimos na área superior da cobertura, revestindo um vão do piso com um deck de madeira e plantando a espécie Papiro (Cyperus papyrus) em um canteiro próximo à piscina.
O Papiro é uma espécie aquática que se adapta muito bem em áreas como essa.

Área de piscina, mostrando parte da mesma em canto inferior direito, com borda em curva e ao fundo, junto a um um muro pintado de branco, vegetação em papirus plantada em canteiro no piso.
área da piscina com papirus | imagem: léo barrilari

Varanda Antes

A área da varanda, no pavimento inferior do apartamento, encontrava-se vazia e com o deck de madeira bem danificado, como mostra a imagem a seguir.

Vista da varanda antes da intervenção, com piso de madeira bem danificado, mureta branca e guarda-corpo de alumínio com vidro.
situação da varanda antes da intervenção | imagem: arquivo pessoal

Varanda Depois

Sugerimos a implantação de mobiliário de madeira certificada, tratamento do deck existente, além da substituição dos pedriscos existes por maiores, na cor branca.
Também plantamos em um grande vaso uma palmeira da espécie Fênix (Phoenix roebelenii), que se adaptou muito bem ao local devido à grande incidência de luz.

Vista da varanda após a intervenção, com piso de madeira restaurado, dois sofás de madeira com assento estofado na cor branca, dispostos em L, uma mesinha de apoio lateral também em madeira, ao lado uma caixa em madeira para esconder a evaporadora do ar condicionado e entre os dois sofás um vaso grande, na cor cinza, com uma palmeira da espécie fênix, de porte pequeno.
varanda com mobiliário de madeira certificada | imagem: léo barrilari

Este foi um dos nossos primeiros trabalhos, onde temos um carinho muito especial por cada detalhe dessas áreas externas, sempre contando com a parceria da cliente e respeitando suas escolhas. Os conceitos de arquitetura e paisagismo sustentáveis também foram implantados em vários itens, agregando valor aliado à estética em toda a intervenção.

Para maiores informações, entre em contato conosco.

Imagens: Léo Barrilari
Paisagismo: Camila Simhon
Arquitetura: Karla Cunha