Nesse paisagismo, executado no ano de 2012 em uma cobertura residencial no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo, oferecemos soluções simples e práticas para um espaço de lazer antes sem muito uso.
A principal solicitação do cliente foi a de solucionar o problema que ele tinha com seu cãozinho, que mexia e destruía todas as plantas. Ele também queria mudar o aspecto dos muros existentes, de modo a ter um pouco mais de privacidade em relação ao vizinhos em sua área externa.
Antes
Encontramos os muros com pintura branca, além de canteiros inferiores e jardineiras superiores em algumas partes. Não haviam cores nem harmonia no paisagismo e o local estava árido, com apenas alguns vasos sem qualquer composição definida.
Depois
Optamos pela implantação de um muro verde, utilizando a técnica dos tijolos cerâmicos, com uma grande diversidade de espécies coloridas, como bromélias variadas, hera (Hedera helix), lambari (Tradescantia zebrina) e flores diversas, que quebrassem a monotonia dessa área.
O muro verde, que conta com um sistema de irrigação automatizada, também tirou as plantas do alcance da cadela, que antes mexia no canteiro inferior.
Já nas duas jardineiras existentes sobre partes dos muros, fizemos composições diferentes.
Em uma delas, onde o cliente queria mais privacidade, optamos pelo Capim Texas Rubro (Pennisetum setaceum) mais baixo, pelo Capim dos Pampas (Cortaderia selloana) mais alto, e fechando o muro, de forma pendente, as russélias (Russelia equisetiformis), em duas cores: brancas e vermelhas.
Do outro lado, para não comprometer a vista ao Parque do Ibirapuera, as mesmas russélias foram plantadas, dando o efeito de caimento sobre o muro existente.
O resultado final foi gratificante, pois conseguimos, sem grandes intervenções, deixar o ambiente externo da cobertura mais agradável e convidativo, tanto ao lazer como também à contemplação.
Para maiores informações, entre em contato conosco.
Imagens: Léo Barrilari
Paisagismo: Camila Simhon
Arquitetura: Karla Cunha