Este foi um um trabalho muito especial, que, por suas dimensões e complexidade, precisa ser apresentado em partes e de forma bem resumida.
Fazer parte deste projeto nos encheu de orgulho, não apenas pela arquitetura e paisagismo nele implantados, mas também por todo o conceito verdadeiramente sustentável incorporado e certamente absorvido e disseminado por todos os envolvidos.
Trata-se de um verdadeiro projeto de vida de uma família incrível e muito consciente do seu papel em relação às questões ambientais e de qualidade de vida.
O projeto residencial arquitetônico e paisagístico em Piracaia – SP, foi iniciado em 2011, com duração de aproximadamente 3 anos, e contemplou um terreno com 20.000 m² de área, onde foram aplicados os conceitos sustentáveis em vários aspectos, a começar pelo preparo do solo.
Conceito
Entre os diferenciais sustentáveis contemplados no projeto, podemos destacar, primeiramente, o cultivo orgânico e certificado na propriedade; a recuperação das características do meio ambiente, que um dia foi mata nativa; a implantação das áreas de compostagem; a produção de sementes e ainda várias intervenções respeitando os princípios da permacultura.
Quanto aos projetos arquitetônico e paisagístico, ambos foram elaborados a partir de uma implantação totalmente orgânica, constituída de espaços para habitação, lazer e muita biodiversidade, com ênfase no que é nativo e respeitando totalmente as preferências dos clientes em relação à especificação de materiais e métodos construtivos sustentáveis.
Como exemplo de manejo orgânico do solo, vale lembrar do resultado maravilhoso dos 40 kg de sementes de girassol plantadas no terreno, com a função de de servir como adubo verde e cobertura morta.
Mesmo nessa etapa inicial, a vida já nos mostrou sinais de exuberância, onde foi possível observar novas espécies vegetais surgindo espontaneamente, sem falar dos animais da região, que fizeram questão de dar o ar da graça, como a lebre do campo, dois tipos de abelhas, três tipos de besouros, formigas, uma codorna, maritacas e um ninho de rolinha com um dos filhotes nascendo naquele momento, ou seja, sinais evidentes do equilíbrio natural.
Este foi apenas o início desse projeto tão significativo para as nossas vidas, não apenas profissionalmente falando, mas também foi uma época de muito aprendizado com todos os parceiros envolvidos, além de uma cumplicidade única desenvolvida com a família cliente.
Para maiores informações, entre em contato conosco.
Paisagismo: Camila Simhon
Arquitetura: Karla Cunha