Continuando o post anterior, paralelamente aos trabalhos de preparo do solo, começamos a pôr a mão na massa, sempre com a participação integral dos clientes, nos projetos arquitetônicos e paisagísticos.
Uma primeira ideia de implantação surgiu, naquele imenso terreno de 20.000 m² com vista para a Represa de Piracaia, que seria composta pela casa principal de uso da família, casa de hóspedes, espaço de jogos, SPA, além muita área verde funcional, ou seja, tanto produtiva como desempenhando papéis estratégicos no funcionamento desse micro-ecossistema.
Casa principal
O telhado curvo foi um dos elementos mais marcantes nessa casa, mas por se tratar de um estudo preliminar, a imagem ainda não mostra as suas laterais em vidro, com função de proporcionar iluminação e ventilação naturais aos ambientes internos.
A casa principal também é composta por dois telhados verdes nas coberturas dos blocos laterais, que além da função estética, também confere benefícios como conforto térmico e proteção estrutural.
Os ambientes dispõem de excelente iluminação e ventilação naturais graças também aos amplos caixilhos que integram os espaços internos às áreas externas, proporcionando várias opções de circulação, inclusive com acessibilidade.
Assim como nas demais construções, a estrutura de madeira aparente ainda não é visível nessas imagens, mas certamente confere um diferencial importante para todo o conjunto do projeto, por sua rusticidade e beleza.
Gourmet, espaço de encontro e descontração
Com estrutura em madeira e muita rusticidade, o gourmet foi pensado e desenvolvido para ser um espaço de encontro, onde os clientes receberão amigos com conforto e muita descontração.
A vedação utilizada foi a dos tijolos solo cimento, que proporcionam conforto termoacústico, além de ter diferenciais sustentáveis em seu processo produtivo.
Já as esquadrias em madeira compõem o aspecto rústico com os demais elementos do projeto e os grandes caixilhos de vidro garantem a iluminação e ventilação natural.
Quanto à pintura rústica, tanto externas como nas paredes internas, serão usadas as tintas a base de terra e ambientalmente corretas, sempre em tons naturais.
Internamente, temos o pé direito bem alto, de modo a favorecer a saída do ar quente pelos vidros superiores na cobertura e o forro revestido por fibras naturais.
O piso em cimento queimado com agregados naturais tem contorno em madeira de demolição e oferece conforto com rusticidade aos ambientes internos.
Churrasqueira, forno à lenha e forno de pizza garantem opções para todos os gostos e estão bem integrados ao ambiente quanto à praticidade de funcionamento.
As paredes internas são pintadas em tons de terracota e cru, deixando o colorido por conta de elementos decorativos em uma próxima etapa.
Esta outra fachada da edificação divide a mesma cobertura com a casa principal, junto às grandes portas de vidro de correr, dando acesso a uma área de descanso e contemplação, com espelho d´água e pérgola.
Toda circulação entre as edificações, bem como as áreas internas comuns, atendem às normas de acessibilidade, possibilitando que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam se deslocar livremente por todas as áreas.
Confira os posts seguintes com as demais edificações deste projeto tão especial.
Para maiores informações, entre em contato conosco.
Paisagismo: Camila Simhon
Arquitetura: Karla Cunha