Continuando o post anterior, onde apresentamos o estudo da casa principal e o espaço gourmet, mostraremos agora como foram pensadas as edificações e áreas de Jogos e Casa de Hóspedes e também o SPA.
Lembrando que nesse, como em todos os nossos projetos, aplicamos os conceitos sustentáveis, tanto na arquitetura como no paisagismo, oferecendo o máximo de recursos ambientalmente corretos, desde a concepção do projeto, passando pela especificação de materiais, escolha de parceiros, até a própria construção.
Jogos, espaço de encontro e lazer
Nas vistas externas, é possível observar que as duas construções, jogos e hóspedes, são bem próximas, e por isso foram sempre tratadas em conjunto.
A imagem a seguir mostra a vista externa do espaço de jogos, onde o deck de madeira de demolição em três níveis oferece uma área de descanso e contemplação da incrível natureza local.
A estrutura é toda em madeira e a fachada revestida em pedra, a ser fornecida por empresas locais. A vedação utilizada foi a dos tijolos solo-cimento, que proporcionam conforto termoacústico, além de ter diferenciais sustentáveis em seu processo produtivo.
As duas portas tipo celeiro dão o aspecto rústico à construção, assim como as telhas de madeira itaúba e as grandes portas de vidro de correr estão em boa parte do ambiente, proporcionando iluminação e ventilação natural, assim como as aberturas superiores com troncos intercalados, protegidas apenas por telas que evitam a entrada de animais indesejados.
A próxima imagens mostra a área interna dos jogos, com os itens de lazer do local, como a parede de escalada e as mesas de sinuca, carteado e tênis de mesa.
O piso de cimento queimado tradicional foi substituído por um produto inovador e ambientalmente correto, produzido a base de parafina reciclada e acabamento em cera de carnaúba.
Casa de hóspedes, aconchego com simplicidade
Apesar das grandes áreas, o conceito empregado em todas as construções foi de trazer a rusticidade do campo, onde o terreno está implantado, às áreas internas dos ambientes construídos. E essa intenção dos clientes foi traduzida através da especificação de materiais simples, funcionais e dentro dos padrões sustentáveis de produção.
A próxima imagem mostra a sala de estar da casa de hóspedes e ao fundo a área de pergolado e espelho d´água, que separa a construção do espaço de jogos, composta também por um muro verde.
A área externa e as pisadas sobre o espelho d´água são em piso drenante, onde encontra-se um banco esculpido artesanalmente a partir de árvores que seriam inadequadamente descartadas. A frente do balcão da pequena copa é revestido em pastilhado de castanheira.
As três suítes de hóspedes seguem o mesmo padrão, possuem camas de solteiro que podem se transformar em casal, piso em cimento queimado ambientalmente correto com tabeira de contorno em madeira de demolição e as paredes com a pintura rústica de um produto sustentável e com inúmeras vantagens ambientais em sua composição.
Os banheiros também seguem uma mesma linha, com paredes, bancadas de pias e pisos no mesmo cimento queimado usado nos demais ambientes, sendo os pisos ainda com contornos em ladrilhos hidráulicos. As cubas são artesanais e bem coloridas para quebrar a aparente frieza do revestimento cimentício e o grande espelho cristal sobre a bancada amplia o ambiente com muita leveza.
SPA, espaço de descanso e lazer
O SPA é uma das construções independentes do projeto residencial e as imagens a seguir mostram dois dos três ambientes dessa área de descanso e lazer: academia, espaço ofurô e vestiário. Toda a estrutura também é de madeira e os pisos das áreas internas são em cimento queimado sustentável, como as demais construções.
O espaço ofurô é composto por uma área de descanso inferior, onde estão as espreguiçadeiras e outra no deck suspenso com o ofurô em madeira. A pedra madeira, fornecida por empresas locais, reveste a parede junto ao deck e ambas as áreas têm vista externa para o jardim.
O vestiário é bem amplo de modo a atender os visitantes que utilizarem a piscina e o próprio SPA e nele encontram-se duas cabinas fechadas, uma com a bacia sanitária e a outra com o chuveiro, oferecendo privacidade aos usuários. Todos os metais sanitários têm sistemas de economia de água, as madeiras do deck e bancadas das pias são de demolição e a cuba colorida é de cabaça é artesanal.
A construção também conta com um telhado verde e uma incrível vista da natureza do entorno.
Para maiores informações, entre em contato conosco.
Paisagismo: Camila Simhon
Arquitetura: Karla Cunha