Mais conhecida como plataforma de acessibilidade, a plataforma de elevação vertical é um equipamento eletromecânico que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam vencer desníveis com segurança e autonomia, ou seja, sem precisar da ajuda de terceiros.
Elas podem ser instaladas tanto em áreas internas como externas e devem ser implantadas quando a edificação não comporta, por falta de espaço ou alguma outra razão técnica, a construção de rampa ou escada acessível.
Tipos e usos
As plataformas elevatórias podem ser de percurso aberto (com fechamento lateral contínuo, de 1,10 m de altura, em todas as faces) ou de percurso fechado (com cabine ou caixa enclausurada) e seu uso é definido pela altura do desnível a ser vencido:
- Plataforma de percurso aberto: para desníveis de até 2,00 m de altura;
- Plataforma de percurso fechado: para desníveis de 2,00 m a 4,00 m de altura;
- Acima de 4,00 m de altura: elevador.
Na prática, esses equipamentos geralmente são instalados em edificações mais antigas, onde a reforma para construção de uma rampa acessível se torna inviável, por exemplo, mas é preciso que estejam em perfeito funcionamento e com a manutenção sempre em dia, por isso, muita cautela na escolha dos fabricantes e fornecedores desses itens!
Mas atenção, um imóvel precisa ter, no mínimo, duas formas de acesso, no caso de deslocamento vertical, que pode ser realizado através de rampa, escada ou equipamentos eletromecânicos (plataforma elevatória, elevador, escada e esteira rolante). Portanto, a plataforma elevatória não pode ser a única opção de acesso e essa determinação existe para que mais necessidades específicas sejam atendidas.
Resumindo, uma edificação deve sempre ter uma dessas três opções de deslocamento vertical:
- Escada e rampa;
- Escada e plataforma elevatória (ou elevador);
- Rampa e plataforma elevatória (ou elevador).
Sinalização
Quanto à sinalização, as plataformas de acessibilidade devem apresentar:
- Sinalização visual e tátil: instrução de uso, indicação da posição para embarque e indicação dos pavimentos atendidos;
- Sinalização tátil de piso: de alerta, junto às portas;
- Sinalização sonora: informando o pavimento em equipamentos com mais de duas paradas.
Além dos itens citados anteriormente, toda plataforma deve possuir um dispositivo de comunicação para solicitação de auxílio nos pavimentos atendidos e também no equipamento, para utilização acompanhada e ou assistida.
Esses equipamentos estão muito presentes em estabelecimentos comerciais e de serviços, edifícios residenciais e corporativos e também em espaços públicos de uso coletivo, eles são muito importantes para a viabilização da acessibilidade e por isso devem ser contemplados sempre que necessário. Na dúvida, nunca abara mão da acessibilidade!
Entre em contato conosco para maiores informações sobre como implantá-los conforme as suas necessidade.
As plataformas de elevação vertical devem atender à ABNT NBR ISO 9386-1.